Museu Arqueológico de La Maddalena

Marquesado de La Maddalena, Reino da Itália Micronacional

Sala ‘Sardenha Fenício-Púnica’

Para conferir o acervo, selecione “Sardenha Fenício-Púnica” em Exposições Permanentes.

A partir do séc. IX a.C. os fenícios começaram a instalar ‘colônias’ costeiras na Sardenha – como parte de um movimento mais amplo dos fenícios por todo o Mediterrâneo, quando se instalaram também no norte da África, na Sicília ocidental, nas Ilhas Baleares, e no sul da Península Ibérica.

Nos primeiros tempos os fenícios teriam apenas fundado portos, locais seguros para passar a noite ou ancoradouros que se situavam em suas rotas de comércio entre a costa fenícia (atual Líbano) e as costas atlânticas da Europa e da África. Os portos mais usados eram Calaris (moderna Cagliari), Nora (perto da moderna Pula), Bithia (perto da moderna Domus de Maria), Sulki (na atual província de Carbonia-Iglesias), Tharros (perto da moderna Cabras), Bosa e Olbia. Todos esses locais se tornaram importantes cidades fenícias.

Em 509 a.C. os fenícios entraram em conflito com as populações nativas, quando pediram ajuda à Cartago, também uma ex-colônia fenícia, no norte da África. Os cartagineses, então, dominaram toda a ilha, inclusive as montanhas do interior.

O domínio cartaginês durou quase três séculos, até a conquista romana após a Primeira Guerra Romano-Púnica, no século III a.C.

Leave a comment

Marquesado de La Maddalena

Reino da Itália